terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Há vida na Biblioteca"

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso que desafia as escolas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas.
A iniciativa permite que todos fiquemos a conhecer melhor o que se passa nas bibliotecas das escolas e possibilita, a quem participar, treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas.

"Há vida na biblioteca" está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/ turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista. Todas as outras reportagens serão disponibilizadas no sítio da VISÃO Júnior, que criará uma zona específica para o efeito.

Como se inscrever?

Basta enviar um e-mail para vjuniorbibliotecas@impresa.pt, indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.

Mais informação em http://aeiou.visaojunior.visao.pt/default.asp?CpContentId=335185

domingo, 18 de outubro de 2009

outubro - mês internacional da biblioteca escolar

Durante o mês de Outubro, a Biblioteca desenvolve diversas actividades, no âmbito do "Mês Internacional da Biblioteca Escolar".

26 de Outubro será, por excelência, o Dia das bibliotecas escolares em Portugal.
Fica atento às actividades propostas pela biblioteca:
1. leitura:
- a melhor frase;
- provérbios;
2. em busca do livro perdido

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

I Colóquio Ibérico de Literatura Infantil e Interculturalidade

Este evento reúne a primeira edição do I Colóquio Ibérico “Literatura Infantil e Interculturalidade” e o III Simposium da Red de Universidades Lectoras, com a finalidade de reflectir sobre leitura, literatura infantil, interculturalidade e políticas culturais a elas associadas.
Vai decorrer em Castelo Branco, nos próximos dias 16 e 17 de Novembro.
Consulte http://lii2009.ese.ipcb.pt/

Dias da Diversidade

Portugal recebe, de 15 a 18 de Outubro, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, o evento europeu “Dias da Diversidade”. Saiba mais em:

http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20091013_dias_diversidade_pt.htm

Talvez seja interessante...

domingo, 11 de outubro de 2009

concurso "FAZ PORTUGAL MELHOR"

O concurso FAZ PORTUGAL MELHOR! tem como objectivo estimular os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário a desenvolver projectos sobre a realidade que os rodeia.

Consulta o regulamento e atreve-te!

http://www.cienciahoje.pt/30150

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Literatura - 2009

Prémio "inteiramente justo", considera a Associação Editores e Livreiros

A Deutsche Buchhandel (Associação Alemã dos Editores e Livreiros) reagiu hoje com "uma enorme e ilimitada alegria" à atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Herta Mueller.

“Pode ter sido uma surpresa, mas é inteiramente justo”, afirmou, em Frankfurt, o presidente da Deutsche Buchhandel, Gottfried Honnefelder, depois de tomar conhecimento da decisão da Real Academia Sueca de Ciências.

Herta Muller "é uma das grandes vozes que temos, forte e distinta, e o seu último livro, Atemschaukel (Balanço da Respiração, n. do r.), é o seu melhor livro", acrescentou Honnefelder.

O último romance de Herta Mueller, que relata o sofrimento de deportados romenos de origem alemã para campos de trabalho soviéticos, após a II Guerra Mundial, foi um dos seis nomeados para o Prémio da Literatura Alemã, a atribuir na segunda-feira, em Frankfurt, pela Deutsche Buchhandel.

"O facto de uma mulher escritora e ainda jovem receber o prémio Nobel é muito significativo, e tem também impacto político", a poucos dias da abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na próxima quarta-feira, observou Honnefelder.

São dois os seus livros editados em Portugal: O homem é um grande faisão sobre a terra, com tradução de Maria Antonieta C. Mendonça (Cotovia, 1993); e A terra das ameixas verdes, com tradução de Maria Alexandra A. Lopes (Difel, 1999).

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Luta contra a pobreza

É um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Em 2008 mais de 116 milhões de pessoas participaram nesta acção, tendo Portugal contribuído com mais de 93 mil vozes.

Trata-se de uma iniciativa internacional (“Stand Up and Take Action”) do “Global Call Against Poverty” e da “Millenium Campaingn” , que em Portugal é coordenada pela Pobreza Zero, Objectivo 2015, Desafio Miqueias e OIKOS.

Entre os dias 16 e 18 de Outubro, decorrerão em todo o mundo uma série de acções para alertar os governos da necessidade de cumprir as promessas de acabar com a pobreza extrema e de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

Para mais informações consultar o site www.levanta-te.org

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Centenário da República - 1910-2010


O Programa das Comemorações do Centenário da República integra um vasto conjunto de realizações organizadas em vários eixos programáticos, entre os quais o República nas Escolas.

"República nas Escolas" conta com o apoio do Ministério da Educação, do Parque Escolar, Rede de Bibliotecas Escolares, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e, em especial, o contributo do Plano Nacional de Leitura, nomeadamente através do sítio integrado no Portal do Centenário desenvolvido pela CNCCR com a Portugal Telecom através do Portal Sapo.

Consultem:
http://www.centenariorepublica.pt/escolas



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hemeroteca Digital


Um projecto em construção

A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.

Disponibilizamos, assim, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência p
ara o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML.

Disponibilizamos ainda outros recursos informativos, resultantes da actividade cultural e científica da biblioteca, bem como o acesso a serviços electrónicos, que simplificam muito o contacto do utilizador com a HML.

Visite-nos, dê-nos sugestões, navegue por esta página, ajude-nos a construir e a desconstruir a Hemeroteca Digital. Os dados estão lançados…

Consulte http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

domingo, 4 de outubro de 2009

Biblioteca Nacional de Portugal

Aceda ao site -

http://www.bnportugal.pt/

Biblioteca Multimédia on-line da Europa com mais de dois milhões de obras

A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", está acessível desde hoje ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia.


Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.



Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu ), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.



Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".



"Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.



Por seu turno, a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".



Segundo dados da Comissão, desde a "abertura" da biblioteca, hoje de manhã, houve dez milhões de visitas por hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site".


Lusa

Biblioteca Digital Mundial da Unesco

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta. Tem, sobretudo, carácter patrimonial", antecipou ontem em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.


A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".


Entre os documentos mais antigos há alguns códices pré-colombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.


Fácil de navegar


Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram escaneados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS.

A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Como se acessa ao sítio global


Embora seja apresentado oficialmente hoje na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio www.wdl.org.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web, sem necessidade de se registarem.

Quando se faz clique sobre o endereço www.wdl.org , tem-se a sensação de tocar com as mãos a história universal do conhecimento. Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português). Os documentos, por sua parte, foram escaneados na sua língua original. Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.



Entre as jóias que contém no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.



Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca Alexandrina do Egipto e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.



A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhões de documentos em linha.


Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância de que se reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual. Este projecto tão-pouco é um simples compêndio de história em linha: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço, inabordável, único, que cada um alguma vez sonhou conhecer.

não queira ficar doente!

Comer bem até aos 100



No blogue “De Rerum Natura” já referiram um outro: o "Comer bem até aos 100" sobre alimentos, nutrição, saúde e longevidade. A última notícia interessante é sobre as propriedades do vinagre, mas há lá outras...