quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sites nacionais sobre os Direitos Humanos

CEMRI - Centro de Estudos de Migrações e de Relações Interculturais
http://www.univ-ab.pt/
• Centro Europeu Jean Monnet - Portugal http://ec.europa.eu/portugal/comissao/index_pt.htm
• Comité Português para a UNICEF http://www.unicef.org/
• Conselho Português para os Refugiados http://www.cpr.pt/index3.html
• Gabinete de Documentação e Direito Comparado http://www.gddc.pt/
• Gabinete de Informação do Parlamento Europeu http://www.europarl.europa.eu/
• Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicashttp://www.acime.gov.pt%20/
• Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural http://www.acime.gov.pt/
• Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados http://www.cidadevirtual.pt/acnur/index.html
• Aldeia Global – Associação Juvenil de Cooperação e Desenvolvimento Referência a alguns projectos desenvolvidos pela Associação ligados à protecção e promoção dos Direitos Humanos, intercâmbio internacional de jovens e a acções de formação na área da cooperação e do desenvolvimento.
http://www.aldeiaglobal.org/
• AMI - Assistência Médica Internacionalhttp://www.fundacao-ami.org/ami/matriz.asp
Aministia Internacionalhttp://www.amnistia-internacional.pt/
• Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI)http://www.malhatlantica.pt/apedi
• Associação Portuguesa de Apoio à Vítimahttp://www.apav.pt%20/
• Centro de Informação das Nações UnidasContém uma versão da Declaração Universal dos Direitos do Homem, ilustrada e interactiva, acompanhada de uma versão simplificada para crianças e de propostas de actividades para professores.
http://www.onuportugal.pt/http://www.un.org/rightshttp://www.un.org/cyberschoolbus
• Centro Norte Sul / Conselho da EuropaApresenta o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta organização ao nível da educação para a cidadania, projectos e programas. http://www.nscentre.org/
• CIDAC – Cooperação Informação e DesenvolvimentoEsta página apresenta as áreas de actuação de diferentes organizações não governamentais portuguesas bem como outras instituições, quer nacionais quer internacionais que têm desenvolvido trabalho na área da defesa e da promoção dos Direitos Humanos.
http://homepage.esoterica.pt/~cidac
• Comissão Nacional da UNESCO
http://www.cidadevirtual.pt/unesco.portugal/hojehttp://www.unesco.org%20/
• Comissão para a Comemoração do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de Direitos Humanos
http://www.gddc.pt/pt/dh/dudh/index.htm
• Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulhereshttp://www.cidm.pt/
• Conselho Português para os Refugiados http://www.cidadevirtual.pt/cpr
• Enciclopédia Portuguesa de Direitos Humanos onlinehttp://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia
• Gabinete de Documentação e Direito Comparado (GDDC) Página que permite o acesso a documentação, legislação e tratados internacionais na área dos Direitos Humanos.
http://www.gddc.pt/
• Gabinete de Informação do Parlamento Europeu http://www.europarl.eu.int/
• Instituto de Apoio à Criançahttp://www.iacrianca.pt%20/
• Instituto Português da Juventude (IPJ)Apresenta informações sobre a participação cívica dos jovens e os Direitos Humanos.http://www.sej.pt%20/• Museu da República e Resistência Página do Museu da República e Resistência que permite o acesso a ligações sobre história contemporânea com relevância na área dos Direitos Humanos.
http://www.cm-lisboa.pt/servicos/dc/resistencia/index.htm
• Observatório do Racismo e Xenofobia
http://www.netprof.pt/%20http:/eumc.eu.int/eumc/index.php
• OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento http://www.oikos.pt%20/
• Organização para a Segurança e Cooperação na Europahttp://www.osce.org%20/
• Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos http://www.prodignitate.pt/
• Secretariado Entreculturashttp://www.min-edu.pt/entreculturas
• S.O.S. Racismohttp://www.sosracismo.pt/
• União Europeiahttp://www.europa.eu.int%20/
• UNICEF – Comité Portuguêshttp://www.unicef.org%20/

AR: Prémio Direitos Humanos 2009 atribuído à Associação Portuguesa de Deficientes

Lisboa, 09 Dez (Lusa) - O Prémio Direitos Humanos 2009, instituído pela Assembleia da República, foi atribuído à Associação Portuguesa de Deficientes, "em virtude do trabalho desenvolvido em prol da integração das pessoas com deficiência", anunciou hoje o Parlamento.

"O júri do Prémio Direitos Humanos - constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e composto pelos deputados Osvaldo de Castro (presidente), Ricardo Rodrigues (PS), Guilherme Silva (PSD), António Filipe (PCP), Telmo Correia (CDS-PP), Helena Pinto (BE) e José Luís Ferreira (PEV) - comunica que, por decisão do presidente da Assembleia da República sob proposta deste júri, foi atribuído o Prémio Direitos Humanos 2009 à Associação Portuguesa de Deficientes, em virtude do trabalho desenvolvido em prol da integração das pessoas com deficiência", refere um comunicado do Parlamento.

O júri deliberou ainda propor a atribuição da medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem conjuntamente à operação "Nariz Vermelho", pela "obra levada a cabo no sentido de tornar mais terna e feliz a experiência das crianças internadas em instituição hospitalar", e a Catarina de Albuquerque, pelo "extenso trabalho desenvolvido na defesa dos Direitos Humanos no plano nacional e internacional".

Haider pede apoio de Sarkozy e Merkel no Dia dos Direitos Humanos

A activista saaraui em greve de fome há 24 dias no aeroporto de Lanzarote (Espanha) pediu o apoio do presidente francês e da chanceler alemã, a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos que se assinala quinta-feira.
Aminatu Haidar enviou cartas a Nicolas Sarkozy e a Angela Merkel com data de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, divulgou hoje a Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental.
"Enquanto escrevo, o meu espírito permanece forte, mas sinto a minha força física a desaparecer rapidamente", diz Haidar nas cartas, nas quais pede o "apoio urgente" daqueles responsáveis, dos seus governos e dos povos de França e da Alemanha.
"Apoio não apenas para mim, mas para todo o povo saaraui que nos últimos 34 anos tem sido forçado a viver ou sob uma injusta e brutal ocupação no Saara Ocidental ou em desolados campos de refugiados no deserto argelino", escreve.
Mais de 165 mil saarauis vivem em campos de refugiados, segundo o movimento independentista Frente Polisário, que reclama, com o apoio da Argélia, a independência do Saara Ocidental, uma antiga colónia espanhola que foi anexada pelo reino de Marrocos em 1975.
Aminatu Haidar apela aos governos francês e alemão que "façam tudo o que possam para pressionar Marrocos a aceitar uma solução para este conflito que respeite a lei internacional".
Nomeadamente, que Marrocos permita às Nações Unidas realizarem um referendo sobre a auto-determinação do Saara Ocidental, "pare com as detenções arbitrárias, a tortura e o desaparecimento de defensores dos direitos humanos no Saara Ocidental ocupado" e que liberte os presos de consciência nas prisões marroquinas.
A activista pede ainda pressão sobre Marrocos para que seja autorizada a voltar a casa para junto dos filhos.
Numa carta datada de 07 de Dezembro, também divulgada pela Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental, Hayat El Kassimi, filha de Aminatu Haidar, de 15 anos, e o irmão Mohamed el Kassimi, de 13 anos, pediram o apoio de "todas as crianças do mundo inteiro" e de "todas as mães" para o regresso da activista a casa.
Aminatu Haidar foi expulsa a 14 de Novembro do Saara Ocidental para a Espanha pelas autoridades marroquinas, que lhe confiscaram o passaporte.
Nascida em 1967 em El Aiun, Aminatu Haidar foi galardoada com o Prémio de Direitos Humanos Robert F. Kennedy, o austríaco Silver Rose Award e o Prémio de Direitos Humanos Juan María Bandrés.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos assinala a data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

in “Diário de Notícias”, de 9 de Dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Está atento às actividades propostas pela Biblioteca no próximo dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Consulta a lista de filmes que a Biblioteca/centro de Recursos disponibiliza sobre esta temática.