quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Portal das Escolas

Foi apresentada no Centro Cultural de Belém, a área de jornais e revistas que o Portal das Escolas passou a disponibilizar. A nova área de conteúdos resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação e o grupo Impresa, e irá permitir o acesso aos arquivos digitais deste último, que incluem desde periódicos do início do séc. XX, como A Capital, fundado em 1910 e já extinto, a publicações tão actuais como a Visão.
Professores e alunos têm, a partir de agora, acesso gratuito e facilitado a um conjunto de informações relevantes para a análise da actualidade e da história recente, bem assim como a um acervo onde podem ir encontrando a memória do país e do mundo, e a memória cultural da humanidade - como sublinharam o presidente da Impresa, Dr. Pinto Balsemão e a Sra. Ministra da Educação, Dra. Isabel Alçada.
Esta iniciativa insere-se num dos objectivos do Plano Tecnológico da Educação, que é promover a utilização de recursos digitais fidedignos, devidamente validados e organizados, nas actividades de ensino e de aprendizagem. Um protocolo assinado ainda hoje com a SIC e a RTP permitirá, futuramente, a disponibilização de conteúdos com interesse educativo destes dois canais de televisão.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto




Em 2005, uma resolução da Assembleia das Nações Unidas aprovou a data de 27 de Janeiro para comemoração anual do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Concurso de Literatura e Artes Plásticas

Este é o nome do concurso de Literatura e Artes Plásticas que a Biblioteca lança a partir de hoje , 14 de Janeiro, e que se prolonga até 5 de Março. Dos três aos 107 anos (idade da pessoas mais idosa do concelho), todos podem participar neste concurso com o qual se pretende consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária.


http://www.beiranews.com/14/01/2010/biblioteca-municipal-de-castelo-branco-lanca-concurso-de-literatura-e-artes-plasticas/

Faça Lá um Poema

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia. Se desejares participar, dirige-te à tua Biblioteca.

Cada escola deve seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficará ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da BE.

A participação no concurso implica a inscrição em formulário próprio (enviado às escolas) que deverá ser enviado até dia 1 de Fevereiro de 2010.

Para saber mais...

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=33

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

mensagem novo ano 2010

"Receita de ano novo"

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanhe,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de Janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Carlos Drummond de Andrade