O objectivo é pôr alunos entre os 12 e os 18 anos a criarem obras originais nas seguintes categorias: Música, Letra, Design, Vídeo, Plano de Promoção Online, Escrita Criativa e Media. A iniciativa dá pelo nome de Projecto Escolas – Concurso de Criatividade Grande e tem o apoio das ministras portuguesas da Cultura e da Educação e ainda da Comissária europeia para os Assuntos dos Consumidores.
O Projecto Escolas – Concurso de Criatividade Grande foi ontem oficialmente apresentado na Cinemateca Portuguesa. Durante a apresentação, Gabriela Canavilhas, Isabel Alçada e Meglena Kuneva (que se fizeram representar através de um vídeo protagonizado pelas próprias) explicaram a importância desta iniciativa, que tem como objectivo último sensibilizar os jovens para a importância dos direitos de autor e da propriedade intelectual.
O projecto é, aliás, promovido pela Agecop - Associação para a Gestão da Cópia Privada, em conjunto com um conjunto de sociedades que representam os autores, os artistas, os produtores e os editores. “Trata-se de um projecto inovador, de educação e literacia nas matérias de direito de autor e direitos conexos no ambiente digital”, escreve a Agecop em comunicado.
Os alunos e as escolas são convidados a participar no desafio através de um site que vai conter vídeos de autores, artistas e profissionais das indústrias criativas ligados a cada categoria, indica ainda o comunicado da Agecop. Estes vídeos vão servir para acompanhar, apoiar e orientar os alunos ao longo de todo o projecto.
Os melhores trabalhos serão premiados com a respectiva produção e divulgação.
O projecto será lançado oficialmente em Janeiro de 2010, data em que será disponibilizado o site.
* 20.11.2009 - 15:02 Por PÚBLICO
Sem comentários:
Enviar um comentário